quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Japão de 27 à 31 de agosto

Parte interna do Hombu
27/07
Hoje visitei o templo da Tenrikyo, que fica a 30 minutos de casa. Para quem não sabe, sou formado em língua japonesa pela Universidade religiosa de Tenri na turma de 1990.  Desde então não consigo mais viver longe desta terra. Venho todos os anos com o propósito de aperfeiçoar meus estudos de música japonesa, mas também para minha terapia. Este período é quando consigo fazer minhas composições e colocar minha vida em ordem.


28/08
Entrada do Teatro Aoyama em Shibuya
Hoje fomos assistir ao 10th Tokyo International Taiko Contest. Neste ano me candidatei novamente como solista no Odaiko, mas não consegui ser classificado entre os 10 como aconteceu no ano passado. Neste ano foram classificados 2 músicos que participaram comigo; Arakawa-san e Yanase-san, que no ano passado ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente. Para a nossa felicidade, neste ano eles foram o vencedor e o segundo colocado respectivamente !!! Neste ano, além da participação lógica dos candidatos japoneses, foram classificados um americano do Arizona e um Chinês de Taiwan. Entretanto, este último não compareceu ao concurso por problemas de saúde na família e assim, o concurso foi concorrido com 9 músicos. O interessante foi observar que participaram neste ano 3 músicos que foram classificados no ano retrasado e que não estavam no ano passado. Ja conhecia também o trabalho de uma das candidatas, mas foi a primeira vez que ela entrou no concurso. Assim, observei que participam sempre o mesmo rol de músicos de Odaiko, disputando uma colocação.
No concurso em grupo, para a surpresa de todos, o grupo da Austrália pegou o primeiro lugar. Os kenshuseis de nosso grupo que vieram conosco ao Japão no ano passado conheceram os membros deste grupo. Eles ficaram na mesma hospedaria que ficamos quando fomos assistir ao Earth Celebration na ilha de Sado. 
Reencontrei com o Tsukamoto-san de Chiba que também não participou do concurso neste ano e também reencontramos com a família e funcionários do Asano Taiko.



Difícil tarefa de escolher a unha ideal
29/08
Aproveitando a vinda em Tokyo, visitamos a loja Kinkohdo especializada em Koto (harpa japonesa). Conhecemos o dono da loja o sr.Takashi Nakajima que depois que explicamos que viemos do Brasil, e a Mitchan estuda com a Kitahara-sensei em São Paulo, nos contou que foi ao Brasil ha vários anos atrás para fazer a manutenção de alguns Kotos dela e nos contou com saudades de sua experiência em São Paulo e Rio de Janeiro. Ele nos contou que seu filho foi há 2 anos atrás também e só daí que caiu a ficha. Descobrimos que ele é filho de Yasuko Nakajima, Iemoto (representante desta geração) da Escola Seiha, a mais representativa Escola de Koto do Japão. Para quem conhece este nome, sabem que não são pessoas que podemos conhecer todos os dias !!! Gostaria de agradecer e dar os parabéns a mestra Tamie Kitahara que graças ao seu esforço em representar a Escola Seiha no Brasil, podemos ter o prazer em poder conversar e ser bem recebidos por estas pessoas.

MItchan e Nakajima-san













31/08
Hoje finalmente conseguimos nos organizar para iniciar os estudos com nossos senseis; Shouta Mochizuki (shinobue e Nohkan) e Tayaichiro Mochizuki (taiko e narimono).
Como devem saber, somos estudantes do gênero musical Nagauta, música tocada no Teatro Kabuki e nas danças Nihon Buyou. Muitas pessoas perguntam qual é o estilo do Wadaiko Sho, mas não existe um estilo no Kumidaiko. Pode haver uma característica de determinada região ou sensei, mas como foi criado por influência do Jazz, a liberdade de expressão e de composição é livre. No caso do Nagauta, há definições na forma e na composição, determinando qual estilo você é. Sabemos por exemplo qual estilo determinado músico é, vendo sua forma de tocar. Logicamente, seu sobrenome diz qual estilo você é pois é o nome do próprio estilo. Nós por exemplo, um dia receberemos o sobrenome Mochizuki. Este tema é interessante pois no Brasil há pessoas que falam que no Taiko não existem estilos. São pessoas que acham que o Kumidaiko é o Taiko. Esquecem-se de que existem outros gêneros musicais.... 

5 comentários:

Margarete Mitico disse...

Oi Setsuo! Você ainda está aqui em Tóquio?
Até quando estará no Japão?
Seria tão legal se desse pra te rever!
Um abração,
Mitico

Alvaro Mitsunori Nishikawa disse...

Oi sensei!!!! Muito legal esse post!!!!
Vocês foram no Nakajima-san! Nossa, que emocionante!!! O filho do Nakajima-san não estava? Quando ele veio ao Brasil, saímos para conversar e foi muito bacana! Só pela foto deu pra ver os kotos atrás e fiquei maravilhado. Esperam que tenham e estejam aproveitando bastante!
Abraços.
Alvaro

Wadaiko Sho disse...

Oi Mitico, eu te respondo pessoalmente !!
Oi Alvaro, pois é, não sabia que a loja era do pai daquele sensei que foi ao Brasil. A Mitchan deu um grito de espanto ao saber que era da família Nakajima. Nós íamos comprar por telefone, mas como estávamos de passagem em Tokyo, resolvemos passar na loja. Na próxima vamos juntos !! abs

Alvaro Mitsunori Nishikawa disse...

Que legal sensei. Iremos sim.
Mostrei o post para a sensei e ela ficou bastante contente.

Abraços!

Wadaiko Sho disse...

Obrigado por apresentar o blog a Kitahara-sensei Alvaro !!
abs
Setsuo

Postar um comentário