sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Japão - primeiros 5 dias



Atago Matsuri
25/08
Fomos visitar um matsuri de nossa vila chamado Atago Matsuri.
Foi um matsuri pobre, bem caseiro, sem grandes produções, típico do interior do Japão. Acho que é isso que deu um ar bem familiar, confortável de se participar. Costumo ficar observando como são produzidos a iluminação, sonorização, decoração e outros "ãos", mas aqui eu consegui sentir o gosto do Ramune (soda), algodão doce e o calor humano de nossa vila (aliás, está muito quente por aqui...). Pude perceber que haviam somente crianças, seus pais e idosos. Os adultos eram poucos. Pela produção do evento, eu acho que não houve atrativos para um adulto. Analisando o evento, só vemos crianças se divertindo, que quando se tornarem idosas, provavelmente irão curtir junto com os vizinhos (como a mãe de minha esposa que cumprimentava alguém a cada 10 metros...). 

Em matsuris costuma se ter o
Kingyo Sukui (pesca com uma pá de papel)
Em São Paulo, eu pude crescer cercado de amigos do bairro e dentro de uma religião. Posso dizer que tenho boas lembranças de minha infância, de brincar na chuva com os amigos, de tocar música na praça. Mas problemas da cidade grande, muitos amigos se mudaram do bairro (inclusive eu). Para piorar, hoje não da para deixar as crianças na rua. É melhor que brinquem de video game dentro de casa. Fico pensando como será as lembranças da infância delas no futuro....
Entretanto, dentro de nosso grupo de Taiko, podemos encontrar pessoas que participaram de vários eventos que realizamos e hoje lembram com saudades daquela época. Algum de vocês participaram em cima daquele trio-elétrico no Sambódromo no Centenário da Imigração ? Ou no mesmo ano, no carro alegórico da Vila Maria no carnaval de São Paulo ? Para nós que ja éramos adultos, foi uma brincadeira que vai ficar em nossas cabeças para sempre. O lúdico é importante para todos, não importa a idade. Isso será prazeroso no futuro !!!


26/08
Entrada da vila de Asuka
Hoje reiniciei os treinamentos físicos. Como tive que ir para Osaka e andei muito, resolvi correr somente 9km. Saindo de casa em Kashihara, passei pela vila vizinha que se chama Asuka. Para quem não ouviu falar da vila de Asuka, ha uma era chamada Era de Asuka, onde era o centro da civilização japonesa por volta dos séculos VI a VIII. Assim, por onde corri, só há escavações e sempre há um noticiário citando um novo achado. Por ser considerado o Japão antigo, a região onde moramos se chama Yamato, daí o nome do grupo de Taiko Wadaiko Yamato. Eles tem o estúdio em Asuka.

5 comentários:

Daniel disse...

Muito legal essas lembranças, sensei.
Um dia quero poder vivenciar essas tradiçoes e cultura do interior do Japao. Muito rica essa experiencia!!!
Aproveite bastante a viagem!!!
gde abraço
Daniel

Alina "Kazé" Okita disse...

Que coincidência, ONTEM mesmo pensei na apresentação no trio-elétrico! (quando nos chamaram de "grupo Sol Nascente", hahaha! Agora é até engraçado...) Realmente me senti criança tocando e dançando lá em cima. E se não fosse pelo taiko, talvez nunca tivesse uma experiência dessas! :)

WSSP disse...

Não se esqueçam do trio elétrico na frente do centro cultural também!! ahahahah!!! Boas lembranças!

Marcelo Tsustsui disse...

"Estrelas vão brilhar!!" Nossa, acho que foi a única vez que assiti um desfile de carnaval inteiro! (acho que toda minha família também! hahaha).
Realmente, foi muito divertido! Eu tenho uma memória de ameba, mas dessa não vou esquecer tão cedo! hahaha

Mauro Berimbau disse...

Desfilar na Vila Maria, como Kenshusei, participando com todo o grupo, puxando o público e ver minha família alegre e dançando junto... Se felicidade é feita de momentos, este certamente era um deles!

Postar um comentário