quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Japão de 6 à 13 de setembro

Ambiente do nosso curso de Taiko com Tayaichiro sensei

6/09
Hoje tivemos mais um curso com Mochizuki Tayaichiro sensei. Continuamos estudando a peça Gekizaru. Como podem ver, as aulas são sentados em Seiza. Haja pernas !!
Tayaichiro sensei contou que nos viu na televisão de Osaka mês passado num programa onde executei uma peça com o Yuzo Akahori do shamisen. É um programa onde conta a vida de japoneses que vivem no exterior e neste capítulo contou sobre a vida da esposa de Yuzo. O Wadaiko Sho convidou os para uma apresentação em São José do Rio Preto e este show foi coberto pela televisão de Osaka.
A noite ainda tive mais um curso com Mochizuki Shota sensei. Já estamos ensaiando a peça Renjishi há quase 1 ano e meio e ainda não estou conseguindo a aprovação dele. Esta música é cheia de detalhes e regras, além de ter muitas partes de Nohkan (flauta Kabuki) e está difícil entender o que é regra e o que não é. 

Mitchan no Spa

8/09
Com Taifus (tufão) e com o calor daqui, fica difícil ter ânimo para sair para correr. Assim, consegui uma solução !! Encontrei um spa onde tem uma academia para se exercitar com ar condicionado e depois entrar no ofurô !! Em Asuka tem uma instituição de saúde chamada Taishi no Yu onde você se associa e tem ainda outros benefícios. Tudo isso por menos que R$ 120,00 por mês. Como é bom cuidar da saúde no Japão !! Costumava entrar neste ofurô com o pessoal do Wadaiko Yamato por ser vizinho deles, mas não sabia destas regalias. Agora estarei todos os dias aqui....

9/09
Hoje foi a comemoração de nossos 11 anos de casados. Assim acabando os ensaios, tiramos uma folga e saímos para comemorar !!!

10/09
Setsuo e Katsuji Asano em Mie
Hoje fomos pesquisar o Nono Nihon Taiko Matsuri no Ise-Jingu na província de Mie. É um evento promovido pelo Asano Taiko e tem como convidados vários músicos profissionais e semi-profissionais. Encontramos novamente com Katsuji Asano. Neste período de um mês, nós nos encontramos em Stanford no North America Taiko Conference, em Tokyo no 10th Tokyo Kokusai Taiko Contest e agora em Mie. Ele foi ao Brasil há mais de 15 anos atrás para trocar as peles dos taikos do grupo Tangue Setsuko Taiko Dojo. Um dia ainda aprontaremos algo juntos.....

Ensaio de nossa sobrinha...

11/09
Ontem foi aniversário de nossa sobrinha e hoje da minha sogra. A aniversariante comemorou fazendo uma apresentação de Eufonium para a família. Ela estuda na Orquestra colegial Takamado Koukou e está participando da final do concurso internacional de orquestras colegiais em Osaka. Assim, quando vem para casa, temos que ficar ouvindo uma "tuba" o dia todo.....

12/09
Hoje recebi uma partitura nova de Shota sensei !!! Niwaka Jishi (vídeo em anexo). Mas ainda não terminamos a música Renjishi.

Mesmo numa biblioteca daqui do interior
tem muitos livros para pesquisar sobre
música Japonesa !! Maravilhoso !!

13/09
Hoje fomos aprovados por Tayaichiro sensei e iniciamos a mesma música que iniciei com Shota sensei. NIwaka Jishi. 
Esta música foi apresentada pela primeira vez em outubro de 1834 e mais tarde dançada para Nihon Buyou. Foi composta por Kineya Roku Saburo e tem aproximadamente 18 minutos de duração (é por isso que este gênero musical é chamado de Nagauta, que significa música longa.....).
Antigamente um prostíbulo era chamado de Yoshiwara. Num desses locais era realizado um evento de 30 dias ensolarados a partir do dia 1 de agosto, onde gueixas e afins se mascaravam e dançavam músicas da atualidade. Este evento era chamado de Yoshiwara Niwaka. Niwaka Jishi foi composta pela mistura do Yoshiwara Niwaka e Shishimai (dança do leão) e é apresentada tendo o Yoshiwara como fundo, a dança Shishimai e o Tekomai (dança realizada em frente a um Dashi ou Mikkoshi por mulheres fortemente maquiadas com pó branco), normalmente exibidas com danças no estilo das Gueixas, mas às vezes apresentadas como Suodori. O que deve ser notado no dançarino é o quanto ele consegue expressar o Iki e o Sharekke (postura e expressão) de um Edokko (cidadão de Tokyo).

3 comentários:

Julia disse...

Puxa sensei quantas coisas legais!!!!!!!! Parabéns pelos 11 anos! Que lindo! heheheh
Na faculdade estudei muito sobre edo, mas nunca entrei na parte musical! Que máximo! Fiquei com vontade de estudar!

Anônimo disse...

Sensei,
Só descobri agora seu blog e estou adorando acompanhar suas aventuras e reflexões. Obrigada por compartilhar! è como se estivesse lendo um livro emocionante.
Qta coisa pra se aprender e sentir - a vida é demais mesmo!!
Parabéns pelos 11 anos de uma dupla incrível!
: )
Katia2

Wadaiko Sho disse...

Obrigado Julia e Katia !! Eu começei a escrever este blog porque tinha tanta coisa para falar do motivo do nosso taiko ser assim (tema sobre viver) e ao mesmo tempo observei que tinha muitos alunos que não sabiam nem o que significava SHO. Assim, resolvi escrever um pouco do nosso dia a dia para apresentar o que significa VIVER TENDO COMO BASE A ARTE DO TAIKO (significado de Wadaiko Sho). Assim, espero passar o que almejamos. Sentir a vida com o auxílio do Taiko !! Nos vemos na semana que vem !!! bjs

Postar um comentário