quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Japão de 14 à 20 de setembro

Trajeto para Wakakusayama

14/09
Hoje eu fui para a cidade de Nara para subir a montanha Wakakusayama.  Em 1996, quando estudava Medicina Oriental e trabalhava com massagem dos pés (reflexologia) aqui no Japão, resolvi fazer uma experiência caminhando descalço esta montanha. Na época tive como resultado um grande ganho de energia. Como estou me sentindo um pouco cansado com a correria do dia a dia, resolvi fazer este "turismo" para me estimular. Assim, caminhei quase 2 kilômetros e meio subindo uma trilha de pedregulhos. Levei 65 minutos para fazer este trajeto. Nunca senti esta pequena distância tão longa !! Para nossa equipe de corredores que fazemos este trajeto em um pouco mais que 11 minutos, aprendi muito mais coisas e achei interessante escrever aqui. Eu fui criado na cidade, quase sempre calçando um tênis. Para mim, cada pisada doía, mas era suportável. Entretanto, com o passar de uns 40 minutos, este suportável começou a dar raiva pelo incômodo que sentia. Foi a partir de então que começa a história. A visão da paisagem que eu estava curtindo com a subida, começou a se estreitar e toda a minha concentração se concentrou em onde pisava. Doía tanto que ao mesmo tempo que sentia raiva, criava um sentimento de paciência (Nintai) e isto fez com que minhas percepções ficassem mais aguçadas. Foi interessante observar que mesmo caminhando de olhos abertos, não estava enxergando mais nada e sentia todos os sons durante a caminhada. Ouvi sons de pássaros e insetos que nunca havia percebido. O vento, hora não estava presente, hora era muito sentida quando passava pelas folhagens, dando até medo, não por causa de sua intensidade, mas podia sentir até os graves e agudos de seu som. Percebi assim uma forma de aguçar a percepção de meus alunos quando dizem que não conseguem ouvir o shimedaiko durante a forte percussão de outros taikos maiores. O Nintai é necessário !! 

Topo do Wakakusayama e no fundo a cidade de Nara

Durante o percurso ainda conheci algumas pessoas que me incentivaram a continuar a caminhada sorrindo e aplaudindo. Além dessa calorosa percepção desta sociedade, senti outras reações no corpo também. Senti um sono tão forte, bem antes do horário de dormir, parecido quando estamos com o fuso horário trocado (já sentiram um sono incontrolável ??). A visão estava mais clara, além de bater o recorde de número de vezes que fui ao banheiro no dia seguinte !! Está aí uma forma de limpar o corpo para quem esta com prisão de ventre !!!! A experiência foi tão boa que estarei incluindo esta atividade ao meu menu de treinamento.

O Danjiri em frente a estação de trem Kishiwada

18/09
Hoje fui assistir ao Danjiri Matsuri que acontece em setembro de todos os anos em Osaka. O evento acontece no bairro de Kishiwada e tem uma tradição de 300 anos. A princípio, o evento tem um fundo religioso celebrando o Miyairi, onde é solicitado uma boa colheita, sem doenças e desgraças naturais. Mas o que atrai os turistas é o Yarimawashi onde deve se realizar uma curva de 90 graus a toda a velocidade do Dashi (carro alegórico) nas ruas estreitas de Kishiwada. Este Dashi é confeccionado em madeira Keyaki pesando toneladas, sobre rodas, puxado por uma corda de 100 metros, onde 500 pessoas do time participam do processo. É dito que a Deusa esta dentro do Dashi, mas é proibido a subida de mulheres no Dashi. As mulheres de até 18 anos de idade podem participar ao lado do Dashi, puxando-o ou incentivando os puxadores. Para realizar o Yarimawashi, é necessário uma grande experiência do Maeteko e do Ushiroteko. Os Maeteko controlam o breque das rodas dianteiras um do lado direito e outro do esquerdo. É necessário uma grande sincronia entre os Maetekos e assim normalmente isto é feito entre amigos muito íntimos. O Ushiroteko é composto de 20 à 30 pessoas que puxam a trazeira do Dashi através de uma corda, ajudando a rodopiá-lo para conseguir fazer a curva. Ainda, o Daikugata dança em cima do teto do Dashi para sincronizar todas estas pessoas neste processo.
Nas regiões das curvas é onde se concentram a maioria dos turistas e por ser um processo muito difícil e violento, sempre acabam em morte de algumas pessoas.
Fiquei admirado com este matsuri apesar de ver uma ambulância a cada 3 minutos. Eu observei as pessoas participantes deste processo e podemos dizer que são um tanto "diferentes" dos japoneses normais. Pude ver um espírito agressivo, grosso e mal educado. Mas o especial foi o espírito de união e responsabilidade que este pessoal tem para realizar esta façanha. Aprendi que uma pessoa pode ser especial mesmo sendo grosso e mal educado se apresentar um valor social. Normalmente uma pessoa como aquelas teriam pouca consideração numa sociedade, mas por serem tão especiais, acabam sendo Kakkoii (lindo) e assim, só eles conseguem manter um matsuri deste gênero. Inimitável !!!!

A partir da esquerda, Mitchan, Tayaichiro-sensei e Shota-sensei
19/09
Hoje tivemos um jantar com o Tayaichiro-sensei e Shota-sensei ao mesmo tempo !! Foi uma alegria reunirmos todos juntos pela primeira vez. Ambos sabem de nossa vida independentemente, um no mundo do Taiko e outro no mundo do Fue, desta vez as fofocas foram colocadas em dia diretamente. O pessoal do Kenshu do Wadaiko Sho devem se recordar como o Shota sensei bebe, quando ele foi com o grupo Nihon Ongaku Shudan ao Brasil. Ele disse que esta maneirando, mas.....

20/09
Nós íamos ficar no Japão até o dia 21, mas esta chegando mais um Taifu (tufão) na minha região e até ontem vários aeroportos foram proibidos de funcionar. Assim, ontem resolvemos de repente adiar a nossa viagem para hoje pois estamos com uma apresentação em Ribeirão Preto no dia seguinte que chegarmos ao Brasil. Não podemos perder este vòo. Ficaremos um dia em Nova Iorque e chegaremos como previsto no dia 22. Continuamos nossa história agora no Brasil !!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Setsuo to Mitchan Sensei
Obrigada mesmo por compartilhar experiências tão sutis e de uma forma tão sincera e clara.
Tenho feito esta busca tb, pelo auto-conhecimento e do mundo q nos cerca. Neste ponto a percepção aguçada, paciência e humildade são grandes aliados. Aliás, eu acho q são essenciais pra tudo na nossa vida.
... humildade para estar aberto a aprender sempre, percepação para ver além das aparências e do óbvio, ouvir com a alma, sentir, se emocionar ...
Gostei da dica pra ganhar energia - caminhar descalço pegando emprestado um pouco da energia da mãe-terra.
arigatou!!
Katia2
* come back safe!

Alina "Kazé" Okita disse...

Vou incluir a Wakakusayama no nosso roteiro pelo Nihon, depois dessa história. Talvez não subamos descalços, mas com certeza vou me lembrar dessa sua experiência, Sensei!

Wadaiko Sho disse...

Arigatou Katia e Alina !!
Vamos à luta !!
bjs
Setsuo Kinoshita

Postar um comentário