domingo, 6 de maio de 2012

27/abril: Grupo Waon no Sesi São José dos Campos

O grupo Waon estreou o show "Nikkura - A música erudita japonesa" no dia 27 de abril no Sesi São José dos Campos. Participaram do show Gabriel Levy no acordeon e shamisen, Shen Ribeiro no shakuhachi e flautas, Setsuo Kinoshita no taiko, flautas e canto e Mitchan no taiko e canto.
O show faz uma viagem aos vários gêneros da música erudita japonesa apresentando as músicas dos monges, o Kouta, o Nagauta, o Minyo, o Doyou, e a influência da música ocidental na música japonesa na Era Meiji.
A definição de música erudita/clássica é cheia de controvérsias. Geralmente é considerado como um tipo de música fruto da erudição e não das práticas folclóricas e populares. Entretanto, as músicas que consideramos como clássica no Japão vem de autores da classe média. Assim, neste show, estou considerando a música erudita japonesa, como uma música que não seja da nobreza japonesa, mas que tem definições bem específicas. Utilizei a divisão de Seigaku e Zokugaku, que divide a música da classe nobre e o restante, ambos considerados como clássicos, apresentando então, músicas da linha Seigaku. Acompanhem as próximas programações deste show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário