segunda-feira, 7 de maio de 2012

7/maio: Música Kaze no Iro

Finalmente terminei de compor a musica Kaze no Iro (cores dos ventos). Para quem acompanhou a minha caminhada ao monte Wakakusa-yama em Nara no verão passado do Japão (ver o blog "Japão de 14 a 20 de setembro" de 2011), devem ter ficado curiosos de como seria o som desses ventos. Infelizmente não tem como compreender esta percepção gravando-se o som propriamente dito. Assim, neste ano, alguns de nossos alunos ficaram estimulados em tentar entender e foram conhecer a região. 3 alunos me acompanharam subindo este monte, em pleno inverno, descalços. O André, a Julia e a Nayla do curso na Vila Mariana, foram ao Japão em janeiro e os fiz apreciar a sensação. 




A percepção da dor foi outra, porque os pés congelaram, mas principalmente os sons foram outros. Como começou a chover pedrinhas de gelo (imaginem o frio que estava), o som ao cair nas folhas secas geraram um clima de outro mundo. Infelizmente, não coloquei esta sensação na nova música. No mês passado, a Alina e o Paulo, ex-alunos da Vila Mariana, seguiram as nossas indicações e foram até a cidade de Nara, mas não encontraram a entrada para a montanha. Na verdade, a entrada desta montanha é conhecida somente pelos moradores da região e os centros de informações nem comentam desta passagem.


A música foi lançada na apresentação do grupo Waon, no dia 27 de abril em São José dos Campos, tocando em solo no Odaiko. Para quem conhece o teatro Kabuki, utilizei os sons de ventos, associados a percepção que tive. Ficou bastante interessante !!



Mas coincidências....eu compus uma música chamada Big Wave (grande onda) em 2010 e em 2011 houve o Tsunami. Ao lançar o Kaze no iro (cores do vento) na semana retrasada, houve um tufão que destruiu várias casas ontem (6/maio) na cidade de Tsukuba no Japão.......estou compondo agora uma música chamada Fubuki (vendaval de neve).....o pessoal do grupo esta me chamando de amaldiçoado.....

2 comentários:

Anônimo disse...

Puxa sensei tem de ter uma música com o som das pedrinhas de gelo!! Foi tão bonitinho!! hehehe
(Julia)

Wadaiko Sho disse...

Aquele som é inesquecível, mas ao mesmo tempo indescritível. Depois deixe descrito aqui como foi caminhar naqueles pedregulhos e o ambiente em volta !! bjs

Postar um comentário